sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Relato de Experiências de Alunos - Ponto Importante em sua Formação

Um ponto importante no Ensino Superior consiste na formação do aluno como cidadão e profissional do mercado. O relato de experiências é uma estratégia importante e reconhecida no meio acadêmico.

Nesse contexto, gostaria de destacar o Blog Papo de Aluno, desenvolvido e mantido pelo Prof. da UFC Wladimir Tavares, onde os alunos e ex-alunos da UFC podem relatar suas experiências acadêmicas e profissionais, contribuindo assim para a formação dos demais colegas, proporcionando o acesso a um conjunto de importantes informações para os professores e alunos.

O tema é muito relevante para a formação do aluno da área de Computação.  O Prof. Wladimir Tavares foi convidado para compilar alguns textos para a revista SBC-Horizontes. 

É muito importante a divulgação e o reconhecimento de iniciativas desse tipo, que contribuem muito para o fortalecimento do ensino em Computação.  Parabéns ao Prof. Wladimir.

Acesse o Blog Papo de Aluno

sábado, 28 de julho de 2012

Olhando os SLAs pelo Buraco da Fechadura


Um dos grandes problemas que envolve o alinhamento da TI com o negócio consiste em como tomar decisões no mundo da TI de forma a dar o melhor suporte ao negócio e suas necessidades.

A tecnologia da informação necessita ganhar visibilidade no negócio. O termo acordo de nível de serviço,  bem mais conhecido a partir de sua nomenclatura em inglês service level agreement - SLA, consiste em um instrumento básico que foi inventado durante essa busca constante que existe pelo alinhamento entre a TI e o negócio. Através dos SLAs, os usuários de serviços de TI podem documentar e cobrar ao provedor aspectos relativos aos acordos que forem feitos visando a garantia da qualidade de serviços e um  pronto atendimento das necessidades dos clientes. Podem ser estabelecidas penalidades para o provedor de serviços, no caso do não cumprimento de SLAs.


Neste post iremos argumentar que o atual uso dos SLAs não serve para essa finalidade. Precisamos de algo mais. Para isso, a primeira pergunta que teremos que fazer é: o que a TI vê pelo buraco da fechadura do SLA

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Governança de TI estaria com os dias contados mesmo ?


Em uma notícia publicada pelo site CIO no dia 02 de outubro de 2009, o pesquisador do MIT e autor do livro  “IT Governance: How Top Performers Manage IT Decision Rights for Superior Results Peter Weill afirmou que em organizações maduras, tendência é que orçamento de tecnologia seja dividido por áreas de negócio. 

Quase 3 anos se passaram... Como estamos hoje ?


domingo, 8 de julho de 2012

Versão 5 do COBIT está disponível


Encontra-se disponível a versão 5 do COBIT. Conforme informação do ISACA , pode-se obter a documentação através do cadastro no link http://www.isaca.org/COBIT/Pages/default.aspx.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Métricas para Acordo em Nível de Serviços na Terceirização de Serviços de Gerência de Projetos


Os Service Level Agreements - SLAs ou Acordos de Nível de Serviços tem sido um tema bastante estudado pelo meio acadêmico e  indústria. Neste post estamos compartilhando algumas visões sobre o assunto. Iremos iniciar apresentando uma proposta para desenvolvimento de SLAs para serviços terceirizados de gestão por projetos.

A terceirização de serviços de tecnologia da informação (TI) vem cada vez mais se fazendo presente em organizações que desejam aprimorar o seu negócio sem abrir mão da segurança e da qualidade. Em alguns cenários, ela tem se colocado de forma imperativa especialmente para empresas que necessitam concentrar esforços e recursos no seu negócio em face à demanda de um mercado extremamente competitivo. Na atual economia, voltada a prestação de serviços, as organizações cada vez mais se apóiam em terceiros para a obtenção de um grande número de serviços na área de Tecnologia da Informação (TI). No entanto, estas organizações normalmente não estão normalmente com a qualidade dos serviços recebidos e algumas vezes são dependentes de terceiros cujo futuro é incerto, especialmente neste período caracterizado por economias em declínio.

Alguns aspectos do processo de terceirização merecem maior consideração, pois determinam questões estratégicas para muitos empreendimentos.  Além disso, é imprescindível um entendimento, o mais claro possível do conjunto de compromissos entre um fornecedor e um cliente, de acordo com as prioridades necessárias ao negócio e a um custo satisfatório. Sem isto, o fornecedor não tem clareza do escopo para o qual foi contratado e o cliente corre o risco de receber bens ou serviços em desacordo com as suas expectativas e sem respaldo para reclamar.

Ao se contratar um serviço terceirizado deve-se estabelecer um contrato entre as partes (fornecedor e cliente), descrevendo explicitamente os produtos (bens ou serviços a serem contratados) e os índices a serem atingidos para o cumprimento do conjunto de compromissos acordados. Esse contrato tem sido representado por um instrumento denominado Acordo de Nível de Serviços (Service Level Agreement – SLA).

quinta-feira, 31 de maio de 2012


Notícia publicada pelo http://cio.uol.com.br em setembro de 2011, mas ainda atual e interessante para o nosso Blog. Mais uma prova de que o mercado de governança de TI tem aumentado e as empresas demandado muitas ações para uma implantação efetiva nas empresas públicas e privadas.

Transcrevemos abaixo o texto da notícia:

Governança de TI inexiste na administração pública federal

Pesquisa do TCU revela que que o nível da governança de TI de 88% dos 256 órgãos públicos federais está abaixo da crítica.



terça-feira, 8 de maio de 2012

A estimativa do valor de serviços de TI


          Estimar quantitativamente o valor de um serviço de TI para o negócio ainda é um grande desafio para os gestores e pesquisadores da área de gerenciamento de serviços de TI. Devido aos aspectos de subjetividade e incerteza que envolvem essa difícil tarefa, torna-se necessário que alguns conceitos iniciais sejam esclarecidos.  Iremos apresentar neste post vários conceitos que envolvem valor e tentar mostrar um referencial teórico que permita o entendimento dos artigos e pesquisas atuais sobre estimativa de valor de serviços de TI.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação e ITIL


A Gerência de Serviços de TI (IT Service Management) é uma disciplina que trabalha com práticas consagradas na indústria, além de métodos e técnicas desenvolvidas por  pesquisadores, no sentido da organização, com uma formalização mínima do conjunto de informações  envolvidas no desafio de se ter serviços de TI confiáveis, escaláveis e de bom  desempenho.

A biblioteca denominada Information Technology Infrastructure Library ou simplesmente ITIL, reúne as melhores práticas do setor, fornecendo boa opção para o gerenciamento de serviços de TI.  Sua estratégia de gerenciamento é centrada nos processos e em suas relações de dependências. Atualmente o ITIL  tornou-se um padrão de fato para a gestão de TI.

terça-feira, 1 de maio de 2012

A difícil arte de simplificar artigos científicos


A DIFÍCIL ARTE DE SIMPLIFICAR TEXTOS CIENTÍFICOS

Textos Científicos são escritos numa linguagem de difícil compreensão para o grande público. Torna-se necessário simplificá-los tornando-os mais acessíveis. Observem abaixo os estágios desta SIMPLIFICAÇÃO:

TEXTO ORIGINAL

O dissacarídeo de fórmula C12H22O11, obtido através da fervura e da evaporação de H2O do líquido resultante da prensagem do caule da gramínea Saccharus officinarum (Linnaeus), isento de qualquer outro tipo de processamento suplementar que elimine suas impurezas, quando apresentado sob a forma geométrica de sólidos de reduzidas dimensões e arestas retilíneas, configurando pirâmides truncadas de base oblonga e pequena altura, uma vez submetido a um toque no órgão do paladar de quem se disponha a um teste  organoléptico, impressiona favoravelmente as papilas gustativas, sugerindo impressão sensorial equivalente provocada pelo mesmo dissacarídeo em estado bruto que ocorre no líquido nutritivo da alta viscosidade, produzindo nos órgãos especiais existentes na Apis mellifira (Linnaeus). No entanto, é possível comprovar experimentalmente que esse dissacarídeo, no estado físico-químico descrito e apresentado sob aquela forma geométrica, apresenta considerável resistência a modificar apreciavelmente suas dimensões quando submetido a tensões mecânicas de compressão ao longo do seu eixo em conseqüência da pequena deformidade que lhe é peculiar.

PRIMEIRO ESTÁGIO DA SIMPLIFICAÇÃO

A sacarose extraída da cana de açúcar, que ainda não tenha passado pelo processo de purificação e refino, apresentando-se sob a forma de pequenos sólidos tronco-piramidais de base retangular, impressiona agradavelmente o paladar, lembrando a sensação provocada pela mesma sacarose produzida pelas abelhas em um peculiar líquido espesso e nutritivo. Entretanto, não altera suas dimensões lineares ou suas proporções quando submetida a uma tensão axial em conseqüência da aplicação de compressões equivalentes e opostas.

SEGUNDO ESTÁGIO DA SIMPLIFICAÇÃO

O açúcar, quando ainda não submetido à refinação e, apresentando-se em blocos sólidos de pequenas dimensões e forma tronco-piramidal, tem sabor deleitável da secreção alimentar das abelhas; todavia não muda suas proporções quando sujeito à compressão. 

TERCEIRO ESTÁGIO DA SIMPLIFICAÇÃO

Açúcar não refinado, sob a forma de pequenos blocos, tem o sabor agradável do mel, porém não muda de forma quando pressionado. 

QUARTO ESTÁGIO DA SIMPLIFICAÇÃO

Açúcar mascavo em tijolinhos tem o sabor adocicado, mas não é macio ou flexível. 

ESTÁGIO FINAL DA SIMPLIFICAÇÃO

Rapadura é doce, mas não é mole, não.

Fonte: Prof. Jacques Sauvé.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

O que é Governança de Tecnologia da Informação ?


Grandes transformações no processo produtivo e na estrutura econômica mundial tem sido geradas por vários fenômenos, entre eles a globalização, termo largamente difundido e usado para denotar a dispersão geográfica de organizações e de investidores, acompanhada do encadeamento e interdependência entre os cenários econômicos de países situados em locais geograficamente distribuídos. O segundo fenômeno consiste no aumento da importância da informação para a produção e o sucesso de um negócio. Estes dois fenômenos contribuem para tornar a TI um elemento estratégico para as organizações e, portanto, o alvo de elevados investimentos em todas as áreas de negócios nos últimos anos.

A governança de TI consiste na especificação dos direitos decisórios e do framework de responsabilidades para estimular comportamentos desejáveis na utilização da TI. Mediante essa prática, pode-se identificar quem toma as decisões sobre TI e contribui para essas decisões, procurando-se aliar os princípios de governança corporativa a utilização da TI para atingir metas corporativas. Os principais mecanismos de governança de TI consistem nos comitês, processos orçamentários, aprovações, entre outros.


Sejam Bem Vindos

Caros Internautas. O objetivo principal do nosso blog consiste em tentar levar informações sobre o tema governança de tecnologia da informação para todos os interessados, principalmente estudantes, gestores e praticantes da área. Hoje irei falar um pouco sobre o cenário de utilização da Governança de Tecnologia da Informação. Além de ser uma tendência, essa prática é obrigatória no Brasil para as empresas que possuem capital aberto, e ainda para os bancos. A governança de TI é uma das disciplinas relacionadas a um tema mais abrangente, denominado Governança Corporativa. Nossa idéia é usar o blog para sugerir artigos, publicar notícias da área, comentar aspectos importantes, novos conceitos, enfim, buscar tornar a leitura interessante e agradável. Sejam bem vindos !