segunda-feira, 30 de abril de 2012

O que é Governança de Tecnologia da Informação ?


Grandes transformações no processo produtivo e na estrutura econômica mundial tem sido geradas por vários fenômenos, entre eles a globalização, termo largamente difundido e usado para denotar a dispersão geográfica de organizações e de investidores, acompanhada do encadeamento e interdependência entre os cenários econômicos de países situados em locais geograficamente distribuídos. O segundo fenômeno consiste no aumento da importância da informação para a produção e o sucesso de um negócio. Estes dois fenômenos contribuem para tornar a TI um elemento estratégico para as organizações e, portanto, o alvo de elevados investimentos em todas as áreas de negócios nos últimos anos.

A governança de TI consiste na especificação dos direitos decisórios e do framework de responsabilidades para estimular comportamentos desejáveis na utilização da TI. Mediante essa prática, pode-se identificar quem toma as decisões sobre TI e contribui para essas decisões, procurando-se aliar os princípios de governança corporativa a utilização da TI para atingir metas corporativas. Os principais mecanismos de governança de TI consistem nos comitês, processos orçamentários, aprovações, entre outros.


No atual cenário competitivo e globalizado, onde a economia mundial passa por um momento de revisão de conceitos, a tecnologia da informação é um fator crítico de sucesso para qualquer empresa, e, em muitos casos, é o seu diferencial competitivo no mercado. É quase impossível a existência de determinados ramos de negócio, tais como bancos e outras instituições financeiras, sem o apoio da TI.

Um conjunto de esforços de gestores e pesquisadores vem sendo desenvolvido no sentido de garantir que os investimentos em TI, as atividades realizadas na operação de ativos de TI, produzam um valor pelo menos equivalente para o negócio que estão apoiando. Essa relação direta de causa e efeito entre o investimento recebido e o valor gerado pela TI é expressa atualmente pelos termos "alinhamento negócio-TI" ou "alinhamento TI-negócio".

A governança corporativa consiste na criação de uma estrutura que determina os objetivos organizacionais e monitora o desempenho para assegurar a concretização desses objetivos.  Apesar de não existir modelo  único de boa governança corporativa, existem práticas que podem melhorar a forma como as organizações tratam essa questão, a exemplo de conselhos supervisores, que protegem direitos dos acionistas e outros patrocinadores.

A Figura 1, baseada no livro Governança de Tecnologia da Informação dos autores Weill & Ross, nos mostra o contexto da governança de TI no modelo de governança corporativa, ao encarar os ativos de informação e tecnologia da informação como um dos principais ativos de uma empresa.

Figura 1. Framework de governança corporativa e dos principais ativos de uma empresa

Como dissemos anteriormente, a governança de TI é uma das disciplinas de um conceito maior: governança corporativa. Por isso, recomendamos ao leitor que queira se aprofundar nesse assunto que busque maiores detalhes sobre a governança corporativa.

Não é nossa intenção tornar a leitura tediosa, muito menos chata. Por isso, ficamos por aqui nesse texto. Voltaremos a falar sobre o assunto no próximo post, apresentando novas informações.

Um abraço a todos os amigos.

Nenhum comentário: